É GREVE | Servidores do IFB deliberam pela participação no movimento paredista nacional

Na tarde desta quarta-feira (22), servidores dos 10 campi e da reitoria do IFB definiram adesão ao movimento nacional de greve contra os cortes no orçamento da educação federal, pela recomposição salarial da categoria e em defesa dos Institutos Federais, duramente atacados no governo Bolsonaro. 

A greve, que começa na próxima segunda-feira (27), será acompanhada por uma série de ações de mobilização dentro e fora dos campi, como a conscientização da comunidade acadêmica, participação em atos e protestos em Brasília, reunião com a reitoria para tratar da greve, dentre outras atividades. Nesta quinta-feira (23), às 10h, os servidores vão se somar ao ato da Funai, que exige justiça pelo indigenista Bruno Pereira e pelo jornalista Dom Phillips, assassinados na região amazônica e difamados pelo atual presidente da Fundação, Marcelo Xavier. 

Além das servidoras e servidores do IFB, estiveram presentes na assembleia estudantes e membros da Direção Nacional do Sinasefe, que reforçaram a plenária nacional do dia 29 e as atividades de mobilização que vão acontecer em Brasília, na semana do dia 4 a 7 de julho. Na discussão, que aconteceu em formato híbrido, todos os servidores que se manifestaram concordaram que não faltam motivos para a categoria se mobilizar, uma vez que além das perdas salariais, os Institutos Federais sofrem com sucessivos cortes orçamentários, que prejudicam os estudantes, os terceirizados e todo o funcionamento da Instituição. Alguns campi participaram, por videoconferência, reunidos em seus auditórios. A única discordância nas falas foi sobre a melhor forma de encaminhar a mobilização tendo em vista que o governo federal, além das mentiras e do descaso com o qual trata os servidores e serviços públicos, também é considerado pela categoria uma ameaça. 

Apesar dos temores e das diferentes ideias sobre como lutar pela educação federal e pelos direitos dos trabalhadores e estudantes, a proposta de unir forças com a mobilização nacional e iniciar o movimento paredista no IFB venceu. A decisão da assembleia já foi comunicada à reitoria e às direções do Instituto. Em breve, publicaremos mais informações. 

>>> Se alguma servidora ou servidor quiser participar do Comando de Greve, instância organizativa da mobilização da categoria, envie e-mail com nome, matrícula e telefone para sindicato@sinasefebrasilia.org.br

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *